quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Pensar como Sherlock




8 Estratégias para pensar como o grande Sherlock Holmes!



1. Examine tudo com ceticismo "saudável". Pare e questione os seus próprios pensamentos. Ao filtrar os seus pensamentos, eles não podem influenciar sorrateiramente o seu comportamento fora da sua consciência.


2. Trabalhe para superar os seus preconceitos que foram desenvolvidos ao longo da vida. Com a prática, podemos superar a fiação automática dos nossos cérebros para nos tornarmos mais objetivos no nosso pensamento.

 3. Observe todas as primeiras impressões de perto. Algo supérfluo geralmente influencia os nossos julgamentos.

 4. Seja inclusivo. Quando Shelock Holmes examina uma nota, ele não apenas lê e olha para ela, ele também a "cheira", e isso lhe dá uma contribuição valiosa adicional. 

5. Seja mais engajado. Estudos têm mostrado que aqueles que são motivados pelo seu engajamento pessoal em uma situação têm maior probabilidade de se esforçar para neutralizar os seus julgamentos iniciais quase como um piloto automático. Não nos envolveremos totalmente em tudo, mas se quisermos ser mais precisos no nosso pensamento, poderemos administrar nossas mentes errantes.

6. Volte atrás. O pensamento imaginativo é aprimorado quando nos afastamos de um problema. Quanto mais longe da nossa perspetiva, mais ampla a imagem podemos ver. 

7. Continue a educar-se. Sherlock Holmes escolhe os seus hábitos conscientemente, cada um deles com o objetivo de facilitar o pensamento. Ele achou o seu companheiro, Dr. Watson, estimulante de seu próprio génio. E ele aceitou casos que eram um desafio para continuar a aprender. 

8. Mantenha um diário. O excesso de confiança - acreditando que você já conhece a causa de algum problema - pode impedi-lo de observar atentamente. Escreva tudo e procure padrões, sem tirar conclusões precipitadas.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Enigma #8


Uma mulher estava sentado no seu quarto de hotel quando ouve uma batida na porta.

Ela abre a porta e vê um homem que ela nunca viu antes.
O homem disse: "Desculpe, cometi um erro. Eu pensei que este era o meu quarto ”.
O homem então desceu o corredor e entrou no elevador. Usando suas habilidades de detetive, a mulher suspeitou do homem, voltou para o quarto e ligou para a segurança.

O que fez a mulher suspeitar do homem?

Boa sorte detetives!👀

domingo, 17 de fevereiro de 2019

10 Curiosidades do Cerebro


1- Um cérebro adulto pesa cerca de 3 quilos.

2- Cerca de 75 por cento do cérebro é composto de água. Isso significa que a desidratação, mesmo em "pequenas quantidades", pode ter um efeito negativo nas funções cerebrais.

3- O cérebro de um humano contém aproximadamente cem bilhões de neurónios

4- É um mito que os humanos usam apenas 10% do cérebro. Estamos usando até mais de 10% quando estamos a dormir.

5- A informação corre entre os neurónios no nosso cérebro para tudo o que vemos, pensamos ou fazemos. Esses neurónios movem informações em diferentes velocidades. A velocidade mais rápida para a informação passar entre os neurónios é de cerca de 250 mph. (111.76 m/s)

6- O cérebro não consegue sentir dor. Ele interpreta sinais de dor enviados a ele, mas não sente dor.

7- O cérebro humano começa a perder algumas habilidades de memória, bem como algumas habilidades cognitivas ao final dos 20 anos.

8- O cérebro humano fica menor à medida que envelhecemos. Isso geralmente acontece depois da meia-idade.

9- Durante o processo de mumificação, os egípcios costumavam remover os cérebros pelo nariz.

10- Computadores ou videogames podem ajudar a melhorar as habilidades cognitivas. No entanto, mais estudos devem ser realizados para saber o quanto eles ajudam ou que tipos de jogos ajudam pois nem todos devem fornecer esse beneficio.

Enigma #7


Um químico foi assassinado em seu próprio laboratório.
 A única evidência era um pedaço de papel que tinha os nomes de substâncias químicas escritas nele.

As substâncias eram níquel, carbono, oxigénio, lantânio e enxofre. 
O químico só esteve com três pessoas, que foram ao laboratório dele no dia do assassinato: a colega cientista Claire, a sua sobrinha Nicole, a sua esposa e o seu amigo Marc. 

A polícia prendeu o assassino imediatamente. Como eles sabiam quem era?

Boa sorte detetives! 👀

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Tipos de raciocínio

Tipos de raciocínio

Dedução

  • Utilização de conhecimento completo
  • Previsão com conhecimento causal
  • Diagnóstico com conhecimento diagnóstico

Abdução

  • Utilização de conhecimento incompleto
  • Diagnóstico com conhecimento causal
  • Previsão com conhecimento diagnóstico

Indução

  • Aquisição (aprendizagem) de conhecimento

Analogia

  • Utilização de conhecimento incompleto
  • Previsão, diagnóstico com conhecimento diagnóstico ou causal

Resolução de restrições

  • Utilização de conhecimento incompleto
  • Previsão com conhecimento causal
  • Diagnóstico com conhecimento diagnóstico

          Enigma #6



          Um homem foi encontrado morto no chão com um gravador em uma mão e uma arma na outra.

          Quando a polícia chegou ao local, eles pressionaram o play no gravador. 
          Era a voz do homem. Ele disse: “Eu não tenho mais nada para viver. Eu não posso continuar ”, seguido pelo som de um tiro. 

          Depois de ouvir, a polícia sabia que isso era um assassinato, não um suicídio. Como?

          Boa sorte detetives! 👀

          quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

          Pensamento Lógico


          Pensamento lógico


          O pensamento lógico (ou do lado esquerdo do cérebro) surge quando trabalhamos com um certo tipo de informação. Esta é uma informação que podemos confiar visto que foi confirmada cientificamente. O uso de informações “científicas” permite-nos desenvolver o nosso conhecimento através de deduções lógicas. É o tipo de pensamento usado em jogos de xadrez (onde há regras muito bem definidas) e na solução de quebra-cabeças (enigmas) para os quais há uma resposta. O pensamento lógico usa 5 etapas:

          1. Um objetivo ou solução clara: Trabalhar com objetivos claros é frequentemente descrito pelo "mnemonic SMART.". São objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e limitados no tempo.

          2. Planeamento sistemático: O planeamento sistemático é a segunda etapa do processo "SMART" em direção a uma meta. Conhecemos o “o quê?” Porque definimos um objetivo claro; planeamento sistemático diz-nos o "como" para nos levar até lá. O planeamento sistemático visa encontrar o método correto, o procedimento correto, o sistema correto que pode nos levar logicamente ao nosso objetivo.

          3. Uso de informações: as etapas restantes do processo "SMART" envolvem o uso de nossos cérebros do lado esquerdo para trabalhar em prol de nossos objetivos. A informação é fundamental para este processo. Precisamos agrupa-lo, organiza-lo, classifica-lo, encaixa-lo no quadro maior e fazer conexões com ele.

          4. Raciocínio

          5. Verificar as conclusões

          O nosso cérebro em um mundo acelerado

          A abordagem lógica ou científica do pensamento depende de informações sobre o mundo ao nosso redor. A partir disso, podemos criar as mais maravilhosas invenções e estruturas. Mas, em um mundo acelerado, essa informação é rapidamente desatualizada, facilmente imprecisa e rapidamente inútil. Se queremos confiar no nosso pensamento lógico para obtermos sucesso na vida, então precisamos ser mestres no pensamento do "cérebro esquerdo".

          Enigma #5



          Um serial killer raptou cinco pessoas diferentes, colocou-as no chão de um dos seus esconderijos e deu a cada pessoa dois comprimidos e um copo com água.

           Ele disse a cada pessoa para tomar uma pílula, mas avisou que uma era venenosa e a outra era inofensiva.
          Qualquer que fosse a pílula que a vítima não tomasse, o serial killer a tomaria.
          As vitimas de alguma forma escolheram a pílula venenosa e morreram.

          Como é que o serial killer conseguiu que todos pegassem na pílula venenosa.

          Boa sorte detetives! 👀

          terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

          Olhos


          O olho é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, pois ele fornece-nos a visão e tendo em conta que para a ciência da dedução precisamos de uma bela visão, destaquei aqui 5 curiosidades do olho.

          1. Os bebés nascem daltónicos! A sua perceção de cor desenvolve-se pouco a pouco, geralmente atingindo uma capacidade total de reconhecer e distinguir cores em cerca de 5 meses.


          2. A nossa íris têm mais de 256 características únicas. Compare isso com impressões digitais, que só têm cerca de 40. E é por isso que muitas das novas medidas de segurança têm a autenticação de íris em vez de digitalizações de impressões digitais.


          3. Quando sentimos-nos atraídos por alguém, as nossas pupilas dilatam-se em até 45%. Além disso, as mulheres com pupilas dilatadas são consideradas mais atraentes. De facto, as mulheres italianas na Idade Média capitalizaram essa ideia usando a "beladona" para dilatar as suas próprias pupilas. (beladona é tóxica para os olhos.)


          4. Porque é que os piratas usavam tapa-olhos (Palas de piratas)? Na verdade, foi um truque para ajudá-los a ver melhor. O olho com o "patch" foi usado para ver no escuro abaixo do convés, pois assim habituaria-se ao "ambiente" escuro mais rapidamente, enquanto o olho descoberto foi usado para a luz do sol acima do convés.


          5. As córneas do tubarão são extremamente semelhantes às dos seres humanos. São tão parecidas que são até usadas para cirurgias de transplante humano de córneas.


          sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

          Enigma #4



          Nicole foi à polícia para informar que alguém havia roubado seu anel vintage.

          Quando a polícia chegou à sua casa, eles notaram que a janela estava partida, havia uma bagunça total no interior e havia pegadas sujas no carpete.
           Mas não havia outros sinais de invasão.

          No dia seguinte, a polícia prendeu Nicole por fraude. Por quê?

          Boa sorte detetives! 👀