quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Pensamento Lógico


Pensamento lógico


O pensamento lógico (ou do lado esquerdo do cérebro) surge quando trabalhamos com um certo tipo de informação. Esta é uma informação que podemos confiar visto que foi confirmada cientificamente. O uso de informações “científicas” permite-nos desenvolver o nosso conhecimento através de deduções lógicas. É o tipo de pensamento usado em jogos de xadrez (onde há regras muito bem definidas) e na solução de quebra-cabeças (enigmas) para os quais há uma resposta. O pensamento lógico usa 5 etapas:

1. Um objetivo ou solução clara: Trabalhar com objetivos claros é frequentemente descrito pelo "mnemonic SMART.". São objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e limitados no tempo.

2. Planeamento sistemático: O planeamento sistemático é a segunda etapa do processo "SMART" em direção a uma meta. Conhecemos o “o quê?” Porque definimos um objetivo claro; planeamento sistemático diz-nos o "como" para nos levar até lá. O planeamento sistemático visa encontrar o método correto, o procedimento correto, o sistema correto que pode nos levar logicamente ao nosso objetivo.

3. Uso de informações: as etapas restantes do processo "SMART" envolvem o uso de nossos cérebros do lado esquerdo para trabalhar em prol de nossos objetivos. A informação é fundamental para este processo. Precisamos agrupa-lo, organiza-lo, classifica-lo, encaixa-lo no quadro maior e fazer conexões com ele.

4. Raciocínio

5. Verificar as conclusões

O nosso cérebro em um mundo acelerado

A abordagem lógica ou científica do pensamento depende de informações sobre o mundo ao nosso redor. A partir disso, podemos criar as mais maravilhosas invenções e estruturas. Mas, em um mundo acelerado, essa informação é rapidamente desatualizada, facilmente imprecisa e rapidamente inútil. Se queremos confiar no nosso pensamento lógico para obtermos sucesso na vida, então precisamos ser mestres no pensamento do "cérebro esquerdo".

Sem comentários:

Enviar um comentário