domingo, 14 de março de 2021

Christopher Boyce e Andrew Daulton Lee



Christopher Boyce cresceu em Palos Verdes, CA, filho de um agente do FBI. Ele começou a trabalhar na empresa aeroespacial TRW em 1974 e, apesar de sua experiência limitada e tenra idade (21), teve acesso ao cofre preto, que continha informações secretas de defesa dos EUA. Boyce por acaso reuniu-se com o amigo de infância e traficante de cocaína Andrew Daulton Lee. Um dia, depois de uma farra de cocaína, os dois planejaram vender as informações do cofre preto aos russos. Apelidado de Falcon e o Boneco de neve, Boyce e Lee executaram seu plano, vendendo informações de tecnologia de satélite dos EUA a autoridades russas.

Eles ganharam dinheiro sério, que Lee usou principalmente para ajudar seu negócio de drogas. A operação foi interrompida quando Lee foi preso na Cidade do México em 1976. Ironicamente, Lee foi preso por engano; a polícia pensou que ele era um assassino de policias. Eles rapidamente perceberam que haviam prendido acidentalmente um espião - ele tinha cassetes da CIA em seu poder e foi pego do lado de fora da embaixada soviética - mas torturou Lee de qualquer maneira, para fazê-lo confessar ter morto um policia.

De qualquer forma, Lee confessou ser um espião e foi entregue a autoridades americanas. Ele então expulsou Boyce como seu co-conspirador. Crianças, alguma que devem saber é que não se deve confiar em seus amigos traficantes quando se trata de vender segredos aos soviéticos. Boyce foi preso em 1977 e condenado a 40 anos por espionagem. Ele escapou em 1980 da Lompoc Correctional, apenas para ser recapturado pelos marechais dos EUA em 1981. A história deles foi transformada em um filme, The Falcon and the Snowman.

Sem comentários:

Enviar um comentário