Como foi dito no post passado, iremos continuar a abordar este assunto.
Como os cães não falam, utilizam a linguagem corporal para poder comunicar connosco.
Para ajudar a perceber melhor aquilo que um cão esta a tentar "dizer", trago hoje um guia de linguagem corporal canina,
Lamber
O cão é um animal muito olfativo e consegue sentir o cheiro do seu dono à distância. Mesmo assim, quando está na dúvida se conhece ou não a pessoa, ele lambe para confirmar. Outra possibilidade é que o seu cãozinho esteja atrás de afeto. Quando ganhamos um "lambeijo", é inevitável olhar e até falar com o animal. Se isso acontece repetidas vezes, o seu bicho de estimação aprende que basta lambe-lo para que você lhe dê atenção a ele.
Lamber os lábios do dono
Quando um cão faz isto, por exemplo, pode estar a revelar um aumento dos níveis de stress. Os animais podem ser ‘contagiados’ com o nervosismo dos donos e, perante estas situações, deve-se evitar que o cão chegue perto do rosto de pessoas, uma vez que existe o risco do stress o dominar e de ele morder.
Olhar nos olhos
Sabia que para os cães é muito recompensador quando o dono o olha nos olhos? E esse olhar gera no animal a mesma descarga de hormonas que um carinho. Apesar de o olhar nos olhos poder ser um sinal de agressão, na maior parte dos casos, os cães ficam a olhar diretamente para os humanos para conseguir a atenção destes.
Evita o contacto visual
Aqui ele quer dizer que está desconfortável. Quando faz contacto visual com o seu cão o mais provável é que ele o olhe nos olhos durante uns segundos e depois desvie o olhar. Se ele nunca o olha nos olhos pode significar que está nervoso, pode estar sentido por o ter castigado ou pode ser sinal de que tem medo de humanos. Nestes casos, deve dar-lhe segurança ao dar-lhe mimo e falar com ele.
Senta-se colado a si
O seu cão não o pode ver sentar-se que vai logo a correr sentar-se mesmo colado a si? E, às vezes, fica apoiado na sua perna e até "arranha"? Este comportamento pode ser para pedir atenção, carinho e até colo. Geralmente eles fazem isso quando já fizeram outras coisas e não surtiram efeito. Pode ser também que ele tenha aprendido que, fazendo isso, vai haver recompensa. Por exemplo, você vai-lhe dar comida, leva-o a passear, conversar, etc.
Foge quando você aparece com a coleira
Se o seu cão tentar escapar neste momento, é porque ele acha que há alguma coisa má no passeio. Um motivo muito comum é o dono puxar bruscamente a coleira quando não quer que o animal se aproxime de um determinado lugar, o que é traumático para o seu bicho. O correto é o dono observar o local antes de se aproximar com o cão e mudar de direção caso não queira que ele vá até lá, mas nunca puxar a trela, ensinam os especialistas. Gritar e borrifar água para "educar", também são atitudes prejudiciais, porque fazem com que o animal perca a confiança que tem em você.
Urina em cima da sua cama
Não entenda isso como vingança. O seu cão está a querer demonstrar que sente como se aquele espaço também fosse dele. Ele não faz isso para o provocar, pelo contrário, acha que está deixando o cheirinho dele ali.
Bocejos exagerados
Quer dizer que está stressado, pois os bocejos são muitas vezes sinal de stress. O seu cão pode bocejar de forma exagerada quando um estranho se aproxima ou quando se encontra num grande grupo de pessoas.
Não fica excitado quando você chega a casa
Não se excita quando você chega a casa
Muitos cães pulam e comemoram quando o dono chega a casa, mas, se o seu nunca fez isso, não precisa de ficar preocupado ou triste. Pode ser apenas que ele não goste muito de interação ou esteja a sentir-se seguro na caminha dele e não vê necessidade de ir até a porta. E se você tem o hábito de chegar e ir logo até a cama dele fazer-lhe umas festas, é ainda mais natural que ele não vá até a porta, porque aprendeu que vai receber a sua atenção de qualquer forma. Contudo, se o seu cão fazia uma grande festa quando você chegava à casa e agora ignora-o, é bom perceber o que se passa, pois é indicativo de algum problema.